SERIGRAFIA (SILK SCREEN)


É um processo de impressão por fotolitos e telas, onde a tinta é vazada pela pressão de um rolo ou puxador através de uma tela preparada. Pode-se obter um resultado de alto brilho e textura de diversos tipos, aplicando pastas à base d'água ou de plastisol. Existem diversos tipos de tintas capazes de criar diversas texturas e efeitos, desde a mínima sensação táctil até relevo. É um trabalho de arte e por isso obtém resultados extraordinários.

O fotolito: É uma imagem colorida, ou policromática, que se divide nas quatro cores do sistema CMYK impressa no papel laser filme ou vegetal. Para imagens monocromáticas, como textos ou logos simples, é necessário gravar apenas um fotolito.

Preparação da tela: A tela, normalmente de poliéster ou nylon, é esticada em um quadro de madeira ou alumínio. A "gravação" da tela se dá pelo processo de fotossensibilidade, onde a tela preparada com uma emulsão fotossensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz + fotolito colocado por sua vez sobre uma mesa de luz. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela, permitindo a passagem da tinta pela trama do tecido, e os pontos claros são impermeabilizados pelo endurecimento da emulsão fotossensível que foi exposta a luz.